2019-05-07

V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa

Sessão de Encerramento do V CEA - GB

Decorreu em Bubaque, de 14 a 18 de maio, o V congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa. Esta edição contou com quase 500 participantes que representavam o Governo, Organizações Internacionais, universidades, sociedade civil, ONGA e empresas privadas, oriundos de Angola (6), Brasil (22), Cabo Verde (6), Galiza (7), Guiné-Bissau (276), Moçambique (2), Portugal (88), São Tomé e Príncipe (10) e Senegal (3); e Timor-Leste (2).

O tema transversal desta edição foi “Crise Ecológica e Migrações: Lituras e Respostas da Educação Ambiental”. Esta edição foi presidida pela Guiné Bissau, estando assim presente o Senhor Governador da Região de Bolama Bijagós, Dionísio Gomes, a Senhora Secretária de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Durável, Quite Djata; Representante do Poder Tradicional, Joãozinho Major Conno, na abertura e encerramento do evento.

Das intervenções ocorridas na abertura do Congresso, destaca-se do Representante do Poder Tradicional, que reforçou a necessidade de se evitar a exploração em massa dos recursos naturais; a retirada ilegal das areias das praias das ilhas do arquipélago dos Bijagós e a falta de transporte marinho entre as ilhas, do Diretor Geral do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas da Guiné-Bissau, Justino Biai, realçou o excelente trabalho que estão a fazer no âmbito da conservação da natureza na Guiné-Bissau, dando nota da existência de 11 espécies raras na Guiné-Bissau, dentre eles o hipopótamo marinho. 

Destaca-se também a intervenção do Dr. Joaquim Ramos Pinto, que congratulou a Guiné-Bissau por ter assumido o desafio de realizar o V Congresso de Educação Ambiental, mesmo face às dificuldades e instabilidade que o país passou. Deu nota ainda que esta edição foi a que teve o maior número de participação de nacionais, bem como dos jovens guineenses. 

Na sessão de encerramento do Congresso foi anunciado que o VI Congresso Internacional de Educação Ambiental, que terá lugar no Mindelo, Ilha de São Vicente, Cabo Verde, em abril de 2021.