2020-05-12

Dia da Terra

Dia da Terra

O Dia da Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra, instituido desde 1970,  é comemorado no dia 22 de abril em todo o mundo, tendo-se assinalado este ano o seu 50.º aniversário.

A data simboiliza a luta e a sensibilização da população em defesa de uma consciência comum global ambiental com vista à preservação sustentável dos recursos naturais deste nosso Planeta Terra.

O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) referiu que as comemorações este ano, com o tema “Mudança Climática”, deveriam destacar a urgência da redução anual de 7,6 % das emissões de Dióxido de Carbono na atmosfera, para manter o aquecimento global abaixo do patamar de 1,5ºC, previsto no Acordo de Paris..

Foram várias as organizações portuguesas que colaboraram na iniciativa, tais como: a Fundação Oceano Azul, o Oceanário de Lisboa e o Centro de Ciência Viva de Tavira.

Este ano todas as iniciativas, devido à pandemia da covid-19, tiveram lugar on-line em várias plataformas digitais: Facebook, Instagram ou nos sites das entidades. 

Eis uma frase de reflexão para comemorar essa data tão importante:

“O maior desafio tanto no nosso século quanto nos próximos é salvar o planeta da destruição. Isso vai exigir uma mudança nos próprios fundamentos da civilização moderna – o relacionamento dos seres humanos com a natureza.” (Mikhail Gorbachev)