2020-06-05

23 Reservas da Biosfera na Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Apresentação das Candidaturas da Ilha de Maio e do Fogo

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente que este ano tem como tema “Hora da Natureza”, o Senhor Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Correia Carvalho Silva,  anunciou hoje que as propostas de candidaturas a Reservas da Biosfera da UNESCO as ilhas de Maio e do Fogo foram analisadas pelo Comité Consultivo Internacional para as Reservas da Biosfera e foi recomendado a aprovação das mesmas na 32ª Sessão do Conselho Internacional de Coordenação do MAB (MAB-ICC) que decorrerá em formato on-line em outubro de 2020.

Quando estas candidaturas forem aprovadas serão as primeiras Reservas da Biosfera da UNESCO em Cabo Verde. A preparação das candidaturas teve início em 2017 e contou com o apoio financeiro do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática de Portugal.

Com a aprovação das duas Reservas o mundo lusófono contará com um total de 23 Reservas da Biosfera (RB), Brasil com 7 RB, Cabo Verde com 2 RB, Portugal com 11 RB, sendo 3 de natureza transfronteiriça, Guiné Bissau com 1 RB, Moçambique com 1 RB e São Tomé e Príncipe com 1 RB.

É ainda de se referir que a Guiné Bissau, também com o apoio do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente de Portugal, iniciou o processo de preparação de mais uma candidatura de reserva da Biosfera.

#JuntosAgimosPelaNatureza